"Yoga Integrativa é uma das escolas de Yoga mais conhecidas no Brasil e no mundo. Sua principal missão é promover o bem-estar da pessoa em todas as facetas que compõem a sua vida, criando o alicerce que gradualmente restabelece o realinhamento da pessoa consigo mesma e com o mundo de relações que a cerca". (fonte: Yoga Integrativa)

Yoga Integrativa é uma abordagem essencialmente holística e multidimensional, que sintetiza técnicas e treinamentos psicofísicos orientais e ocidentais, valorizando tanto métodos antigos tradicionais, quanto conceitos complementares modernos.

Segundo Joseph Le Page, "Yoga é um caminho para entender o sentido de vida do ser humano. Podemos dizer que o Yoga está sustentado por quatro pilares. Em primeiro lugar, o Yoga pode ser entendido como uma visão de vida; em segundo, como o próprio caminho espiritual para alcançar esta visão ; em terceiro, como o conjunto de técnicas e ferramentas específicas para apoiar a jornada espiritual; finalmente, como o quarto pilar, o Yoga visto como a própria experiência de liberdade, seu objetivo maior. Todos estes pilares em conjunto agem, simultaneamente, para o entendimento de quem sou eu".

O Yoga facilita e gera unidade em todos os níveis do nosso ser: corpo, mente e espírito.

A Yoga Integrativa focaliza-se no corpo físico como um portal para a consciência corporal, ou seja, o corpo como um veículo experimental para o equilíbrio e a integração na totalidade do ser.

Um aspecto desta prática é o esforço necessário à transformação; o outro é a aceitação de quem somos, a cada momento, sabendo que, ao nível mais fundamental, já somos completos e inteiros. (Referência: Manual de Formação de Professores de Yoga, por Joseph Le Page)

A abordagem integrativa aplica metodologia de integração multidisciplinar que engloba princípios profundamente relacionados com a Biologia, Fisioterapia, a Educação Física e a Nutrição, interage com a Psicologia, na medida em que o Yoga trabalha no campo da psique e das emoções; tem interface com a Educação, considerando que o Yoga é essencialmente uma atividade de reeducação dos indivíduos, requisitando do profissional diversos conhecimentos fundamentais nas áreas de pedagogia e didática.

Nossa didática aplica sequências criativas de diferentes níveis de exigência, de acordo com o desenvolvimento individual, sendo os níveis mais avançados passados pelos professores bem treinados na ocasião oportuna. Ensinamos o balanceamento de ásanas; o alinhamento corporal e energético, com ajustes e correções; noções terapêuticas das técnicas, realçando contra indicações e cuidados especiais; aulas temáticas inspiradas na filosofia e mitologia e uso opcional de acessórios de apoio.

Esta modalidade de ensino compreende a pessoa como um ser multidimensional seguindo o modelo dos cinco Koshas, ou cinco corpos, que explora todos os aspectos do ser humano: físico, energético, psico-emocional, transformador e espiritual. Uma prática integrada para um ser integrado.

Ao nível do Corpo físico enfatiza-se o equilíbrio de todos os sistemas corporais, bem como o alongamento e fortalecimento muscular, que desenvolve um corpo forte, ágil e flexível, aprimorando o alinhamento postural através do equilíbrio entre a musculatura posterior e anterior do corpo.

Corpo energético engloba a respiração, os canais e centros de energia (chakras) dentro do corpo. A respiração forma uma ponte entre o corpo físico e os corpos mais sutis. Através de mudanças progressivas no padrão respiratório não saudável, aprende-se a libertar o fluxo de energia estagnada no corpo.

Corpo Psico-emocional inclui os padrões dominantes de pensamentos e emoções cotidianas, equilibra-se este corpo ao estimular o relaxamento, a consciência do ritmo respiratório, proporcionando um descanso para o sistema nervoso.

Corpo de sabedoria refere-se ao aspecto da mente como testemunha, ou seja, desenvolver a habilidade de enxergar e transformar os padrões de pensamentos e padrões emocionais, trazendo ao aluno o foco ao momento presente.

Corpo de bem-aventurança, nível de meditação onde a mente descansa em seu estado natural de felicidade, plenitude e conforto. Este nível conduz o praticante a volta ao equilíbrio de todos os aspectos do ser.

O Sistema do Yoga é bastante complexo e aparece distribuído em diferentes formas e Escolas seja no âmbito mais corporal e energético (Hatha Yoga, Kundaliní Yoga), intelectual (Jñána Yoga, Shastras), meditativo (Rája Yoga / Laya Yoga), devocional (Bhakti Yoga / Mantra Yoga) ou de ação consciente (Karma Yoga / Kriyá Yoga), de acordo com a natureza das práticas e dos praticantes.

As principais características adotadas nessa metodologia são:

Ashtanga Sádhana – termo que significa prática em partes (ashtanga = 8 partes; sádhana = prática).

Regras Gerais de Execução – para facilitar respiração, permanência e mentalizações.

Vinyásanas – são sequências coreográficas de ásanas ou prática de ásanas encadeados, visando tornar a prática mais fluida, bela e agradável.