Superação dos Obstáculos (Kleshas) e Progresso Através do Krama no Caminho do Yoga: Uma Abordagem Integrativa

Introdução

No percurso do Yoga, deparamo-nos com uma jornada rica e desafiadora em direção à consciência e ao equilíbrio. Entretanto, ao longo desse caminho, frequentemente nos deparamos com obstáculos que podem obscurecer nossa visão e minar nossa determinação (Feuerstein, 2012). Esses obstáculos, conhecidos como Kleshas, manifestam-se em diversas camadas de nossa existência, desde o somático até o emocional e o psíquico (Iyengar, 1979). Este artigo busca explorar a essência dos Kleshas, apresentando o Krama como um poderoso método didático para transcender essas limitações. A prática do Abhyasa e o cultivo do Vairagya também emergem como pilares fundamentais na jornada do praticante de Yoga (Desikachar, 1995).

Kleshas: Obstáculos na Jornada Espiritual

Os Kleshas, conforme delineados nos Yoga Sutras de Patanjali, representam os obstáculos que surgem na busca pela iluminação e evolução espiritual. Estes obstáculos incluem Avidya (ignorância), Asmita (egoísmo), Raga (apego), Dvesha (aversão) e Abhinivesha (apego à vida) (Taimni, 1961). Cada um desses Kleshas tece uma teia complexa que obscurece nossa visão da verdadeira natureza do ser.

No nível somático, a ignorância (Avidya) pode manifestar-se como uma desconexão do corpo e suas necessidades. Isso pode levar a práticas inadequadas, lesões e uma relação prejudicada com o próprio corpo. Em um nível emocional, o apego (Raga) pode criar dependências e desequilíbrios, levando a um ciclo de descontentamento constante. O egoísmo (Asmita) pode levar à identificação excessiva com a própria narrativa, gerando separação e limitação na percepção do eu e do mundo ao redor.

Krama: A Progressão Gradual para a Superação dos Kleshas

O Krama, por sua vez, emerge como uma metodologia eficaz para superar esses obstáculos. Esta abordagem preconiza a progressão gradual e adaptativa em direção aos objetivos (Desikachar, 1999). No contexto dos Kleshas, o Krama nos convida a reconhecer esses obstáculos sem julgamento, aceitando-os como parte da jornada. Ao invés de tentar superá-los de forma abrupta, o Krama propõe uma abordagem compassiva e cuidadosa, permitindo a transformação gradual.

No plano somático, o Krama sugere uma prática que respeita os limites do corpo e progride de acordo com sua capacidade. Isso implica em honrar a sabedoria do corpo e praticar com discernimento. Em um nível emocional, o Krama convida à observação e aceitação das emoções sem identificação excessiva, permitindo a liberação gradual de apegos e aversões. No plano psíquico, a prática do Krama oferece um caminho para transcender as limitações da mente, proporcionando uma expansão da consciência.

Abhyasa e Vairagya: Pilares da Jornada

Para navegar nessa jornada de superação dos Kleshas, os conceitos de Abhyasa (prática constante) e Vairagya (desapego) emergem como pilares essenciais. O Abhyasa nos incentiva a cultivar uma prática constante e dedicada, independentemente das flutuações da mente e das circunstâncias externas (Iyengar, 1993). É através dessa prática consistente que começamos a desfazer os padrões arraigados dos Kleshas.

Por outro lado, o Vairagya nos convida a desenvolver um senso de desapego em relação aos resultados e às expectativas. Ao liberar a necessidade de controlar os frutos de nossos esforços, somos capazes de encontrar uma liberdade e uma aceitação profundas. É nesse espaço de desapego que a verdadeira transformação pode ocorrer.

Conclusão: O Caminho Iluminado pela Luz do Krama

Na jornada do Yoga, os Kleshas podem parecer como sombras que obscurecem nossa visão da luz interior. No entanto, através da prática do Krama, do Abhyasa e do Vairagya, somos capazes de transcender esses obstáculos e encontrar uma nova clareza e expansão de consciência. Assim, cada passo na jornada torna-se não apenas uma prática física, mas uma oportunidade de crescimento e evolução em todos os níveis do nosso ser.

Artigo Por Professor: Jonathan Novais

Referências Bibliográficas

Desikachar, T. K. V. (1995). The Heart of Yoga: Developing a Personal Practice. Inner Traditions/Bear.

Desikachar, T. K. V. (1999). Health, Healing and Beyond: Yoga and the Living Tradition of Krishnamacharya. Aperture.

Feuerstein, G. (2012). The Path of Yoga: An Essential Guide to Its Principles and Practices. Shambhala.

Iyengar, B. K. S. (1979). Light on Yoga. HarperCollins.

Iyengar, B. K. S. (1993). Light on the Yoga Sutras of Patanjali. HarperCollins.

Taimni, I. K. (1961). The Science of Yoga: The Yoga-Sutras of Patanjali in Sanskrit with Transliteration in Roman, Translation and Commentary in English. Theosophical Publishing House.

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Os Obstáculos na Jornada Espiritual - Origens, Significado e Impacto na Vida Cotidiana